Ecoturismo no Ceará

Ecoturismo no Ceará

O Ceará é um dos estados do Brasil que possui maior diversidade de paisagens. Quando se fala em ecoturismo, o destino acaba atraindo muitos adeptos.

A região possui uma grande variedade de praias, serras, cidades históricas e sertões que atraem pessoas que querem tanto relaxar como fazer esportes radicais. As práticas esportivas estão mudando muito o perfil do turista que visita o estado do Ceará.

Jericoacoara

O cenário da região de Jericoacoara é repleto de belezas naturais, que promovem além do ecoturismo, a prática de esportes radicais, que são bastante procurados. A região possui uma beleza paradisíaca, que atrai pessoas com planos distintos para as férias.

O vilarejo de Jericoacoara é localizado dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, que possui diversos cenários e um conjunto de belezas variadas. O contato com a natureza é intenso, e agrada quem procura por ecoturismo.

Existem diversos lugares que ainda são praticamente inexplorados pelo homem, como mangues, dunas e lagoas. É uma grande variedade de ambientes que agrada a todos os gostos.

Jijoca de Jericoacoara

A beleza natural de Jijoca rende em muitas fotos que faz qualquer um parecer um fotógrafo. A erosão causada pelo vento forma esculturas naturais de falésias, que desenham as dunas de até trinta metros de altura.

Camocim

Fazer o trajeto de Jericoacoara à Camocim com carro 4×4 já é bem emocionante. Logo a frente é possível observar a ilha do amor, onde você pode ter banhos de mar, fazer caminhadas e praticar o popular skibunda, além de poder comer deliciosos caranguejos nas barracas da praia.

Cruz

O município de Cruz é vizinho a Jijoca de Jericoacoara, e também pertence ao Parque Nacional. É muito conhecido pela Praia do Preá, por condições excelentes para a prática do Wind Surf, por suas atraentes lagoas.

Na Praia do Preá, os ventos proporcionam a pratica do windsurf e kitesurf, e no caminho você poderá ficar hospedado na pousada Rancho do Peixe, que está instalada no Rancho do Kite, uma das escolas de kitesurf mais conhecidas do mundo.

É um excelente lugar para aprender o esporte, pois os professores são pela IKO (International Kiteboarding Organization), são preparados para ensinar os alunos em diversas línguas e possuem certificação em certificação em primeiros socorros.

Rancho do Peixe – Cruz

O Rancho do Peixe é uma tranquila pousada localizada na Praia do Preá. Fica situada a 300 km de Fortaleza, e vizinha a Praia de Jericoacoara.

É excelente para quem busca tranquilidade e contato com a natureza nas férias. As pessoas são acolhidas em pacatos bangalôs, com 80 m² e feitos com madeira e palha. A paisagem é composta por uma bela vista do mar, dunas e coqueiros.

A pousada possui um SPA exclusivo, que oferece massagens, cuidados terapêuticos e tratamentos de pele. Uma excelente opção para relaxar depois de se aventurar.

VillaMango Beach Bungalows – Amontada

A praia de Icaraizinho em Amontada reúne tranquilidade, esportes radicais e preservação com a natureza em um só lugar. É um bom destino ótimo para quem quer se aventurar e ter mais contato com a natureza.

Você poderá ficar hospedado no VillaMango Beach Bungalows, onde poderá ficar em bangalôs com arquitetura rústica, confortáveis e charmosos.

As instalações trazem toda a harmonia do contato com a natureza. Os bangalôs são dispostos sobre palafitas construídos artesanalmente em madeira de eucalipto de reflorestamento. São arquitetados de forma que permita a circulação do vento em todos os pontos cardeais, o que proporciona um ambiente mais ventilado e aconchegante.

O local faz bom uso de equipamentos para a coleta seletiva do lixo, drenagem ecológica nos banhos e fontes de energia renováveis, além dos serviços de água e luz.

VillaMango fornece uma quadra oficial de squash e possui um ambiente perfeito para a prática do kitesurf e windsurf. Além disso, possui 6 km de orla para a prática ciclismo, caminhadas ou corridas em períodos de maré baixa.

Barroquinha

Em Barroquinha, no Ceará, o turista pode encontrar diversos ambientes, desde dunas à manguezais, muitos deles ainda inexplorados. O ambiente é dono de belezas naturais preservadas, e proporciona a prática da pesca artesanal, que é a principal atividade econômica da região.

A pesca influencia diretamente na culinária local, permitindo que diversas iguarias, como caranguejo e peixe camurupim, sejam fornecidas.

Sítio do Bosco – Tianguá

O Sítio do Bosco fica localizado no município de Tianguá, a 312 km de Fortaleza. Ele surgiu de um processo de recuperação e reflorestamento, na Chapada da Ibiapaba. O lugar proporciona um excelente bem-estar que a natureza oferece, além de possuir os melhores campings do Nordeste.

Piscina naturais, rapel e voo livre fazem parte das atrações do lugar, além espaços para trilhas, slackline, e mirantes com 750m de altitude. O sítio possui um clima frio e aconchegante para os padrões do Ceará, que fica em torno de 15° e 20°.

O tradicional Luau da Montanha ocorre na região no período entre junho a novembro. Um evento muito bom para os casais, com música ao vivo e ambientação preparada para o romantismo ao ar livre.

Villa Itacupa – Caucaia

Vila Itacupa oferece diversas opções de alimentação saudável a beira da praia, além de ser próximo a Praia da Tabuba. Localizada a 20 km de Fortaleza, o ambiente permite diversas experiências alternativas.

A região atua como uma vila, e nela, é possível encontrar diversas suítes para alugar, por um preço que compensa muito nos benefícios. A diária custa em torno de R$ 45,00 por pessoa em quartos compartilhados, com café da manhã incluso.

A estalagem pede que não seja consumido nenhum alimento de origem animal no local, pois a propriedade é vegana. A programação de esportes é oferecida pelo Club Itacupa, que fornece estrutura para esportes aquáticos como kiteboarding, surf, stand up paddle, surf e windsurf. O local também oferece eventos especiais e cursos para a preparação de alimentos saudáveis.

Pedra dos Ventos Resort – Quixadá

O cenário de formações rochosas oferecidas pelo município de Quixadá, impressionam muitas pessoas e atraem diversos turistas. Para quem pensa em conhecer esse ambiente, poderá ficar hospedado em Pedra dos Ventos Resort. O lugar une a tranquilidade da serra com diversas práticas de atividades radicais.

Pedra dos Ventos Resort recebe diversos amantes de esportes radicais, principalmente os que praticam asa delta e parapente. É localizado a 187 km de Fortaleza, na Serra do Juá em Jutuama. Possui três rampas de voo livre para asa delta e parapente, com 2 duas muito conhecidas na prática das modalidades: a Rampa do Santuário, com 460 m de altitude, e a Rampa Pedra dos Ventos, com 600 m.

Para usar as rampas é necessário ter habilitação em homologia pela Confederação Brasileira de Voo Livre, além de precisar preencher um formulário na recepção estabelecimento. O hotel indica um piloto para quem for inexperiente, mas que deseja experimentar o esporte.

As aulas de voo de parapente e asa delta possuem valor de aproximadamente R$ 2.000,00, e tem duração de cerca de 3 meses. É possível também fazer caminhadas nas trilhas ecológicas do hotel, tendo a possibilidade de escolher o nível de dificuldade da trilha, além de possuir uma própria para ciclismo.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.