Praia de Guajiru

Praia de Guajiru

Guajiru é uma praia localizada no município de Trairi, estado do Ceará, estando distante 133 km de Fortaleza e a 18 km da sede de Trairi, por estrada de terra. O acesso a partir da capital cearense pode ser feito pela BR-212 ou também pela CE-385 (via Estruturante).

Praia de areia clara, currais de pesca e vila de pescadores situada no município de Trairi. Com aproximadamente 6 km, localiza-se no litoral oeste da costa cearense e é uma das principais praias do referido município.

Topônimo

O topônimo vem do tupi guá’yary através da corruptela “guajeru”.[2], referindo-se ao guajiru, uma frutinha de sabor exótico, espécie existente em três cores (rosa, vermelho e preto) encontradas nas dunas da localidade.

História

A praia de Guajiru começa a ser povoada ainda no século 19, quando várias famílias, entre 1870 e 1913, mudam-se para ao local, atraídas pelas terras férteis e pela fartura de peixes. Sua Associação de Moradores surge em 1988, como resposta ao crescimento e urbanização da localidade.

Aproximadamente no ano de 1872, apareceu um navio português na costa litorânea, entre Mundaú e Paracuru, a bordo do navio estava a princesa portuguesa Maria Furtado de Mendonça que trazia consigo uma imagem de ouro de Nossa Senhora do Livramento. Segundo conta-se, era um navio frágil e esse motivo contribuiu para que ocorresse um acidente com a embarcação.

Mediante o pavor de não sobreviver, a princesa fez uma promessa à santa: se chegasse a algum local seco e salvos (tripulantes e família), ela compraria uma légua de terra e construiria uma capela para a imagem da santa.

Ao ancorar na praia de Guajiru, não encontraram pessoas a quem se dirigir, então caminharam em direção a Trairi, onde encontraram três casas pequenas. Foi então nesse lugar que ela fez o que havia prometido, mandou construir a capela e doou a imagem de ouro. Dentre as pessoas que trabalharam na construção destacam-se Raimunda Jarda, do povoado de Lagoa de Dentro e João Verônica.

Na mesma época, índios que habitavam as terras trairienses, passavam pela praia de Guajiru e se instalaram no local, antes denominada Flecheirinha. E passou a ter como nome Guajiru devido uma fruta comum na região. Com o passar do tempo foram-se instalando pessoas neste povoado. Os primeiros moradores de Guajiru foram Manoel Grande e Doca Magalhães.

Hoje Guajiru possui várias casas com energia elétrica, creche, grupo escolar e uma associação que conta com mais de 400 associados. E através desta associação é que a comunidade conseguiu a maioria destes benefícios. A Capela de Nossa Senhora dos Navegantes localiza-se na Praça Pedro Neco. No dia 15 de agosto comemora-se o dia da santa padroeira do distrito de Guajiru, Nossa Senhora dos Navegantes, com 9 dias de novena e comemorações. Em seu interior, a capela dispõe de uma imagem da santa doada pelo povoado de Icarai de Amontada.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.