A Praia de Iracema ganhará um novo elemento na paisagem

A Praia de Iracema ganhará um novo elemento na paisagem

A Praia de Iracema, um dos cartões postais de Fortaleza, ganhará um novo elemento na paisagem. A roda-gigante “Os Óio de Iracema”, uma das iniciativas abarcadas pelo programa de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), está sendo planejada para o Réveillon de 2019 e terá chamada pública ainda neste semestre. A informação foi revelada pelo Prefeito Roberto Cláudio no lançamento do Programa Fortaleza Competitiva.

Segundo o chefe do Executivo municipal, os espigões da Praia de Iracema e da Avenida Beira-Mar receberão intervenções em diferentes pontos. No espigão do Náutico, a roda-gigante de 60 metros de altura será a atração. Erick Vasconcelos, secretário executivo de turismo de Fortaleza, contou que a expectativa é que a roda-gigante seja convidativa como é a London Eye (Olho de Londres), mas com o regionalismo cearense.

O equipamento será importado da China e levará em torno de quatro meses para ser entregue. A montagem ocupará mais 3 meses, em média, e sua inauguração está sendo planejada para o réveillon de 2019. A empreitada já possui investidores de empresas locais e do Estado de São Paulo interessadas no projeto. O espigão do Náutico ainda terá um barco viking, carrossel e um café, incluídos na concessão.

Heliporto

Outra intervenção projetada é a construção de um heliporto no espigão da Avenida Rui Barbosa. O ponto comportará duas vagas, uma pública e aberta à locação, e outra disponível para atendimentos emergenciais de saúde e Segurança Pública. Já no espigão da Rua João Cordeiro, o projeto inclui a criação de um museu subaquático, com um roteiro que vai explorar a natureza e também os vestígios dos naufrágios ocorridos na área. Na parte superior do espigão, o projeto terá um museu do mar com a história da orla e da construção do equipamento.

A empresa que for deferida no chamamento público poderá explorar a estrutura dos espigões e será responsável pela sua manutenção. A Prefeitura abre o chamamento ainda neste semestre, cujo edital está em processo de elaboração desde o início do ano: “Estamos desenvolvendo o edital junto à Procuradoria Geral do Município, estabelecendo a parte legal, licenças e previsão de custo”, diz o secretário executivo de Turismo. A Ponte dos Ingleses também está nos planos da Prefeitura, que obterá a cessão do Governo Estadual em cerca de 30 dias. Como a construção é do Estado, a gestão municipal solicitou a reforma nas estruturas, a ser realizada com recursos calculados em R$150 mil.

Fonte: Diário do Nordeste

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.