O turismo em Juazeiro, Crato e Barbalha

O turismo em Juazeiro, Crato e Barbalha

Os principais eventos realizados em Juazeiro são:
– As romarias de Santos Reis e São Sebastião – Mês Janeiro
– Romaria de Nossa Senhara das Candeias – Mês Março
– Festa de Aniversário do Padre Cícero – Março
– Semana Santa – Que em 2014 acontece em abril
– JuáForró – Junho
– Aniversário de Morte de Padre Cícero – Julho
– FETECC – Agosto
– Romaria de Nossa Senhora das Dores – Setembro
– Romaria de São Francisco de Assis – Outubro
– Dia do Romeiro e Dia de Finados – Novembro

Locais para visitação religiosa:
– Serra Do Horto (Estátua de 25 m do Padre Cicero, via sacra, Casa do Horto, Santo Sepulcro, Muralha da Guerra de 14, painel da Ceia Larga 17X4);
– Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores;
– Santuário do Coração de Jesus;
– Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
– Memorial do Padre Cícero;
– Casa dos Milagres;
– Basílica de São Francisco;
– Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes;

Barbalha

Está encravado junto com as cidades do Crato e Juazeiro do Norte a região do vale do cariri, Barbalha fica a 503 km de Fortaleza, com acesso pela BR 116, passando pelas CE 371, CE 269 e CE 060.

Prédios Antigos:
– Engenho Tupinambá;
– Casarão Hotel;
– Casa De Câmera;
– Atrativos naturais.

Estância hidromineral: Com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais.
Floresta Nacional do Araripe: Constitui-se num importante ecossistema de fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção.
Arajara Park : O parque temático Arajara Park, a 920 metros acima do nível do mar, é uma atração com estrutura de lazer com várias piscinas, toboáguas,gruta, trilha e recreação infantil.

Pau da Bandeira

Anualmente, o mês de junho é destinado a homenagear Santo Antônio, padroeiro da cidade. O fato mais marcante das comemorações é o corte do pau, um tradicional ritual praticado desde os tempos do Império. O ritual se divide em duas fases. Na primeira, corte do pau, dezenas de devotos se embrenham na chapada do Araripe onde cortam uma árvore de grande porte. O tronco é deixado no meio da floresta para secar. Alguns dias depois inicia-se a segunda fase, a procissão do pau, os devotos pegam o tronco cortado e o carregam nos próprios ombros até a o centro da cidade onde erguem em frente a igreja matriz de Santo Antônio com uma bandeira do Santo. Milhares de pessoas ocupam as ruas de Barbalha para presenciar a procissão. O pau da bandeira se caracteriza por mesclar o sagrado e o profano, pois além das homenagens ao padroeiro acontecem também forrós e bebedeiras. Tanto que durante toda a procissão, uma carroça carregada de cachaça acompanha o cortejo, trata-se da também tradicional cachaça do senhor vigário.

Crato

Localiza-se no Cariri Cearense, por muitos conhecida como “Oásis do Sertão”, no extremo sul do Estado do Ceará, fronteira com o Estado de Pernambuco. Crato fica a 588 km de Fortaleza.

Constitui-se numa cidade com expressiva importância regional. Destaca-se na tradicional função de comercialização de produtos rurais, provenientes do desenvolvimento da agricultura no sopé dos vales irrigados da região do Cariri.
Nesta área, destaca-se a famosa Expocrato, feira agropecuária que inclui também shows com bandas e cantores famosos e atrai milhares de visitantes á cidade todo mês de julho. A cidade também comercializa produtos industriais (alumínio,calçados,cerâmicas, aguardente) para os demais centros urbanos do Ceará. Tem parcela significativa da população dedicada a prestação de serviços.
É no Crato que está sediada a Universidade Regional do Cariri, importante instituição presente no município. A cidade se situa ao sopé da Chapada do Araripe e , por isso, ao contrário de outras áreas do Nordeste, suas temperaturas são relativamente baixas no inverno, embora elevadas no verão. Expressiva parte da Floresta Nacional do Araripe ( a primeira Reserva Florestal no país) encontra-se em território cratense.

Cultura

A Cidade é rica culturalmente e tem na banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto sua principal expressão de cultura popular, embora existam muitos outros grupos folclóricos. A cidade é considerada “ capital cultural” do cariri, reunindo ainda pequenos festivais de tradições populares nordestinas. Há vários pontos turísticos, como o prédio da antiga estação ferroviária ( um dos principais cartões postais da cidades), o Seminário São José, a Igreja da Sé e seu entorno, o museu histórico com várias peças do século XVIII e XIX e artefatos dos primeiros habitantes ( os índios cariús), museu paleontológico (edificação mais antiga do Crato em cujo interior encontra-se fosséis de animais que viveram na região há milhões de anos) além das muitas atrações naturais, tais como a Floresta Nacional do Araripe, com suas densas matas, paisagens panorâmicas do vale do Cariri, fontes naturais e cachoeiras.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.