Dicas para um passeio em Guaramiranga

Dicas para um passeio em Guaramiranga

Localizada nas montanhas entre as regiões do Maciço de Baturité, Guaramiranga tem pouco mais de cinco mil habitantes, e guarda na atmosfera confortável para visitantes, com um clima exuberante aparentando ser sempre Primavera. A seguir, apresentaremos algumas dicas para um passeio em Guaramiranga.

Características

As casas possuem traços coloniais e de chalés de estilo suíço. A temperatura chega acerca de 15 ºC. É bem menor que a média cearense, que chega em torno de 28 ºC.

Possui uma Igreja Matriz, um centro onde se concentra as atividades comerciais da cidade e lindas vistas, como a do Alto da Serra, que atraem muitos turistas.

Possui diversos tipos de hospedagens, desde antigos mosteiros a pousadas com chalés mobiliados.

Igreja Matriz

A Padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição, e também é quem dá nome para a Igreja Matriz.

De lá, é possível assistir ao pôr-do-sol das escadarias, e logo depois visitar as feiras de artesanato da praça Frei Honório ao anoitecer. Os restaurantes ficam na praça central da cidade, com comidas de diversos tipos.

Igreja da Gruta

Outra igreja que vale a pena conhecer, é a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, ou também como é chamada, Igreja da Gruta.

É rica em detalhes por dentro, e possui um ambiente de recolhimento, uma vez que o interior da igreja recebe pouca iluminação dos vitrais.

No seu interior possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes trazida de Portugal, e abrigada em uma gruta de pedra sobre um altar.

Cultura

A cidade possui diversas manifestações culturais, como a gastronomia, grupos de teatro, música e coral. Possui diversos eventos como o Arte e Flor, o Festival Nordestino de Teatro e o Festival de Jazz & Blues.

Atrações

O município possui diversas atrações. Atualmente é o maior exportador de flores do Brasil, justamente por possuir diversas delas na composição do cenário da cidade.

O Parque Ecológico de Guaramiranga possui proteção ambiental. Lá é abrigo de animais como o pássaro Guaramiranga, que dá nome à cidade, e o Sapo folha.

Pesqueiro

Guaramiranga possui um pesqueiro onde todos podem pescar por uma taxa. Todo o material, como vara de pescar, anzol e isca, podem ser alugados.

Parque das Trilhas

O Parque da Trilhas possui cerca de 114 hectares. De lá, é possível realizar diversos níveis de caminhada pela Mata Atlântica. A entrada custa cerca de r$ 15,00.

Por lá, ainda é possível fazer rapel, tirolesa, passeio de caiaque, e até cruzar um rio em uma ponte de três cordas.

Cachoeiras

A região possui diversas cachoeiras como a de São Paulo, Urubu, Veada, Perigo, Talita e até mesmo o Parque das Cachoeiras. A Cachoeira do perigo não fica exatamente em Guaramiranga, mas na divisa entre a cidade e Baturité.

Algumas cachoeiras ficam em território privado, e talvez seja preciso pagar uma taxa de entrada.

Pico Alto

O pico alto é o ponto mais alto da região e o 2º maior do Ceara, com mais de 1115 metros de altitude. É ideal também para assistir o pôr do sol. O Pico Alto oferece uma vista panorâmica da Mata Atlântica, além de ser possível observar a transição da serra com o sertão cearense e uma parte do Rio Pacoti.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.