Cuidados e deveres do turista

Cuidados e deveres do turista

Antes de realizar uma viagem, é importante colocar medidas básicas em práticas. É de extrema importância verificar o local de hospedagem, rotas turísticas e clima, por exemplo.

O comportamento de um turista durante uma viagem muda muito em comparação a cidade em que reside. Ele pode chegar até a agir inocentemente, e dependendo do local em que esteja pode acontecer de alguém tentar tirar proveito dele com assaltos e golpes.

Por isso, embora tenha tomado todas as medidas preventivas da viagem em si, é importante, manter o cuidado necessário para sua integridade. A seguir, separamos algumas dicas para cuidados durante uma viagem e deveres que todo turista precisa ter.

Cuidados com a saúde

Verifique as vacinas

Esteja atento às suas vacinas. Verifique se sua carteira de vacinação está em dias, e se no lugar de destino está tendo algum surto de alguma doença. Em caso de crianças e idosos, se atentar para as vacinas anuais, como a da gripe.

Procure um médico

Faça um check-up completo antes da viagem. Se antecipe, pois, realizar todos os exames pode demorado.

Por isso, caso não dê tempo, tenha garantia que pelo menos uma consulta com seu médico de confiança seja feita. Dessa forma, você poderá tirar dúvidas e se atentar para detalhes mais importantes.

Não esqueça os medicamentos necessários

Caso faça uso de remédios controlados, procure seu médico para pedir uma receita, mesmo que tenha o suficiente para toda viagem.

Se você faz uso de medicamentos controlados, procure seu médico e solicite uma receita, mesmo que você tenha o medicamento para todo o período da viagem. É sempre bom se prevenir de problemas possíveis.

Alguns medicamentos de uso contínuo não necessitam de receita, mas precisam estar sempre na mala. Caso você seja mulher e utilize algum tipo de anticoncepcional, seja pílula ou adesivo anticoncepcional transdérmico, por exemplo, precisa leva-los na mala.

Dependendo do seu lugar de destino, pode ser que não encontre a sua marca de preferência, e isso pode acarretar em algum problema, como atrasar seu ciclo. O mesmo vale para medicamentos de pressão, colesterol, diabetes ou qualquer outro que necessite tomar todos os dias.

Leve remédios com você

Independente da viagem ser de avião ou carro, sempre leve medicamentos com você. Coloque-os em uma mala de mão para estar sempre ao seu alcance.

Caso aconteça algum problema de saúde, mesmo se prevenindo, procure um Centros de Orientação para Saúde do Viajante credenciado pela Anvisa.

Monte um kit médico prático e completo

Monte um kit médico, é sempre bom ter um ao realizar uma viagem, especialmente se estiver idosos ou crianças por perto, que são mais vulneráveis a doenças e ferimentos.

Além de medicamentos é bom ter no kit:

  • Analgésicos, antitérmicos e termômetro;
  • Antiácidos e medicamentos para enjoo;
  • Carteirinha de vacinação;
  • Carteirinha do plano de saúde de todos os viajantes;
  • Curativos e faixas adesivas;
  • Antissépticos e desinfetantes de machucado;
  • Protetor solar e repelentes.

Conheça o destino

Conhecer o destino da viagem é fundamental para evitar além de problemas com o clima, evitar indigestões alimentares, contaminação de doenças.

Grávidas precisam de mais atenção

Gestantes com mais de 7 meses, precisam ficar mais atentas às recomendações médicas  e as condições de saúde. Não é recomendado viagens de avião nesse período de gestação, por isso, procure um médico antes de arrumar as malas.

Cuidados com sua segurança

Não pareça um turista

Tente não parecer ser um turista. Dessa forma chamará menos atenção de aproveitadores e terá uma viagem mais tranquila.

Para isso, busque agir naturalmente e se enturmar com os habitantes locais. Se conseguir se misturar entre os nativos, não ficará claro que é um turista.

Cuidado com caminhadas

Ao fazer caminhadas, certifique-se do caminho a percorrer. Não faça passeios sem um destino específico. Fazer isso sem conhecer as redondezas pode ser perigoso.

Cuidado ao transportar dinheiro em espécie

Evite levar dinheiro na carteira, se possível use sempre cartões de crédito ou débito. Além de evitar problemas com assaltos ou furtos, diminui a possibilidade de ser enganado, recebendo troco em dinheiro falso. Se precisar sacar dinheiro, opte em caixas eletrônicos em lugares bem movimentado.

Não ostente objetos de valor

Tenha muito cuidado com câmeras, celulares, joias e relógios caros. Evite deixar o celular em cima de mesas, bater muitas fotos em um só lugar ou ficar usando tablets e notebooks em locais muito movimentados. Essas ações chamam muita atenção das pessoas a sua volta, e atrai muitos aproveitadores.

Não se exiba com joias e relógios caros. Se precisar saber as horas, evite ver no relógio e veja no celular. Já as joias valiosas, evite-as ao máximo.

Use apenas táxis legalizados

Só use táxis que estejam devidamente credenciados. Não aceite caronas de pessoas desconhecidas que aparentam ser simpáticas ou corridas de táxis clandestinos.

Cuidado ao pedir informações

Não peça informações em qualquer lugar. Para isso opte por lugares como pontos de atendimento ao turista ou, estabelecimentos comerciais.

Prefira andar em grupo

Se possível, procure sempre andar em grupo. Se não for possível, evite transitar em lugares com pouco movimento, como caminhadas a noite.

Deveres

Ao visitar uma região, é fundamental respeitar o ambiente e ficar atento para algumas ações. Leve sempre em consideração:

  • Lembre-se sempre de levar uma sacola reciclável, assim evitará que plástico seja descartado de maneira desnecessária.
  • Descarte lixo apenas em lugares apropriados, como lixeiras. Não suje praias, ruas ou ambientes naturais com seu lixo. Sacolas plásticas podem ser levado pelo vento e enjerida por criaturas marinhas, por isso tenha cuidado.
  • Leve sua própria garrafa d’água, evite garrafas pet. Além de economizar, são menos agressivas ao meio ambiente.
  • Ao encontrar animais selvagens, mantenha sempre uma distância segura e não os alimente. Em alguns lugares do mundo é comum ter animais silvestres perigosos como guaxinins e ursos revirando lixeiras procurando comida, e dá isso a eles poderão faze-los voltar.
  • Demonstre gratidão por quem estiver lhe acolhendo, por exemplo, no caso de intercâmbio. Apague as luzes, desligue a televisão e o ar condicionado ao sair do quarto, tome banhos rápidos e feche bem as torneiras para evitar desperdício. Ao fazer as malas, opte por roupas que não necessitam ser passadas. Dessa forma, além de economizar energia não precisará ficar preocupado com roupas amarrotadas.
  • Não compre produtos que utilizam artefatos arqueológicos ou animais ameaçados de extinção.
  • Não compre mercadorias de crianças e nem dê esmolas a elas.
  • Compre em diversos estabelecimento em vez de só em um, e dê preferência por estabelecimentos locais. Essa é uma forma de contribuir com a renda dos moradores, além de conhecer melhor a região.
  • Ao fazer uma trilha na natureza, sempre se mantenha na trilha para preservar ao máximo a área visitada e evitar se perder. Não explore o local sem a ajuda de um guia ou condutor experiente.
  • Antes de entrar no mar, procure saber com as pessoas que conhecem o local se a região é segura, é apropriado para banhos e se necessita de algum cuidado específico. De forma alguma entre no mar embriagado.
  • Caso seja fumante, tenha sempre por perto um cinzeiro portátil. Não esqueça que não é permitido fumar em lugares fechados.
  • Esteja sempre atento para casos de prostituição infantil,
  • Evitar produtos de higiene pessoal ou cosméticos que possuam partículas de micro plástico. Essas partículas não podem ser filtradas e poluem a água.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.