19 de Março – Dia de São José, o Padroeiro do Ceará

19 de Março – Dia de São José, o Padroeiro do Ceará

Então,desde essa época, o sertanejo confia em São José suas espectativas de bom desempenho da estação chuvosa, que é indicio de boa colheita, água para a plantação e mesa cheia para o resto do ano. No entanto nem todos os anos são bons de chuva no Estado, e aí entra a associação do santo com as chuvas.

O dia de São José ocorre durante a Quaresma e coincide com a ocorrência do equinócio. (O Equinócio corresponde à época do ano em que o Sol, em seu movimento próprio aparente na eclíptica, corta o equador celeste, e que corresponde à igualdade de duração dos dias e das noites. No Ceará corresponde ao inicio do período chuvoso).

Segundo a tradição, se chover no dia 19 de março, dia do santo, vai ter inverno. O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou “O Patrono da Igreja Universal” e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para “São José Operário, o trabalhador”.

Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus. Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, Maria tinha muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida. José recebeu de Deus uma missão sem igual: ele foi escolhido para ser o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus. (Mt 1,18-25)

O Padroeiro do Ceará é visto como um homem taciturno e comedido um homem trabalhador que sustentou sua família; é o homem justo, obediente, de fé profunda, totalmente disponível à vontade de Deus.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Um comentário em “19 de Março – Dia de São José, o Padroeiro do Ceará

  1. Heya i am for the primary time here. I found this board and I to find It truly useful & it helped me out a lot.
    I am hoping to offer something back and aid others like you
    aided me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *